A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo está em sua 6ª edição e convoca toda a sociedade a se enganjar na luta pelo combate ao racismo.
A 6ª edição da CAMPANHA 21 DIAS DE ATIVISMO CONTRA O RACISMO, que teve seus primeiros passos em 2016, para iniciar a primeira edição em 2017 terá inicio no proximo dia 5 de março.
Segunda @s organizadores, essa agenda coletiva já esteve prioritariamente nas ruas, mas mesmo de forma híbrida mantemos o desejo de que juntas, juntes e juntos realizemos momentos de diálogos necessários para enfrentar as desigualdades, violações, invisibilidades eviolências provocadas pelo racismo. E também para fortalecer nossas ações em busca de uma sociedade democrática e justa.
Temos visto a destruição de terreiros e criminalização do povo de santo por um racismo religioso; genocídio do povo negro pelo Estado na violência policial, nas incursões em favelas – apesar de proibidas pelo Supremo – através do discurso de “guerra às drogas” e sua consequência histórica: o encarceramento em massa dos corpos.
Também pelo feminicídio contra as mulheres negras, principalmente na violência obstétrica e mortalidade materna. São constantes os ataques às ações afirmativas, em especial às cotas;
gestão racista do espaço urbano que empurra a população negra para áreas insalubres e com baixa infraestrutura; criação de obstáculos à implementação da lei 10.639/03 e 11.645/08 ; perseguição aos quilombolas e agressão aos seus direitos territoriais.
São 134 anos de pós-abolição que, pela ausência de reparações materiais aos danos causados pela violência colonial, os quais chamamos de “Farsa da Abolição”, a população negra continua sendo alvo preferencial do racismo estrutural.
Para conhecer toda a programação e participar, leia, baixe e compartilhe o arquivo a seguir: