Faleceu ontem, dia 28 de fevereiro, na cidade do Rio de Janeiro, Mestre Genaro.
Nascido em 1934 na maternidade Doutor Climério de Oliveira, Genaro Raymundo Coelho (Mestre Genaro) teve seu primeiro contato com a capoeira através das rodas de capoeira na Feira da Água de meninos em Salvador.
Em entrevista ao Portal Capoeira, Mestre Genaro informou que seu primeiro Mestre foi Arthur Emídio de Oliveira. Segundo ele, conheceu o Mestre Arthur em sua academia, no Bairro de Higienópolis, na cidade do Rio de Janeiro.
Amadou Hampâté Bâ, que expressa em seus textos a importância da transmissão oral, nos diz que, “na África, cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima”. A morte de Mestres e Mestras de Capoeira tem nos feito perder muitas “bibliotecas” no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.
O Professor Marcelo Cardoso da Costa, doutornando em Memória Social pelo PPGMS/UNIRIO, cuja pesquisa é “Iê, a Baixada tem ginga, camará: memória e história da capoeira na Baixada Fluminense” nos lembra que o “Mestre se foi num dia de carnaval e em um dia antes do aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Datas marcantes da memória e da cultura carioca e, certamente, a capoeira que ele tanto amou e viveu, é parte fundamental desses dois eventos marcantes. Que a sua passagem seja de tranquilidade e que sua presença sempre encante seus seguidores e a comunidade da capoeira. Viva o mestre!”
Descanse em PAZ Mestre Genaro.
“Iê Viva Meu Mestre Camará”
Interessad@s em estarem presentes ao enterro, a seguir informações sobre o velório:
Local do Velório: Cemitério de Inhaúma
Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 1335 – Inhauma, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2128-8895
Capela: Embraf Sala 03
Horário: a partir das 11 horas
Sepultamento: 15h15min
Informações: (21) 3247-4699
Fotos: Acervo do Mestre Paulão Kikongo