Reunião, solicitada pelo Fórum de Capoeira de Niterói foi realizada na Casa Cultura é um ;Direito
No último sábado, 19/02, o Secretário Municipal das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, recebeu o Fórum de Capoeira da cidade, que apresentou, na ocasião, o seu Calendário Anual de Eventos.
Representando o Fórum estiveram presentes as seguintes lideranças: Mestre Paulão Kikongo (Kilombarte e Rádio Capoeira), Mestre Preguiça (Iê Capoeira), Mestre Tio Robson (Filhos do Kikongo), Mestre Bujão (Gingas), Mestre Kongo (Geração Capoeira), Mestre Pirulito (Liberdade na Ginga), ContramestrA Celi (Capoeira Angonal) e Professor Gravata (Muzenza).

Como ouvinte estava o Contramestre Bonequinho, da Equipe Capoeira (Magé).
Realizado na Casa Cultura é um ;Direito, inaugurada a pouco tempo, este diálogo possibilitou a apresentação para o Secretário e para os e as capoeiristas presentes os avanços conquistados pela capoeira a partir das iniativas apresentadas pelo Fórum e acolhidas pela Secretaria.
Dentre as ações, já aprovadas na Carta de Direitos Culturais da cidade (que “propõe a consolidação geral da legislação cultural vigente e das políticas públicas, programas e projetos que promovam o pleno exercício dos direitos culturais pela população de Niterói”) está o Prêmio Itamar da Conceição Magalhães (Mestrissímo Mestre Chita), já consolidade e com os prêmios devidamente pagos; a institucionalização no Calendário Municipal do Festrival de Capoeira Evaldo Bogado de Almeida (Mestre Bogado); a criação do Museu Vivo da Capoeira e a instituição do Programa Municipal de Salvaguarga da Capoeira, dentre outras ações em andamento.
ContramestrA Celi e Mestre Paulão Kikongo apresentaram para o Secretário Leonardo Giordano e os demais capoeiristas presentes, as ações já realizadas pelo Fórum e a proposta de realização de 26 eventos de capoeira ao longo de todo o ano de 2022, propostas estas escritas por cada proponente individualmente, com vistas a atender todos os Territórios e Zonas de Especial Interesse da cidade.

A ideia do Fórum de Capoeira de Niterói é implementar uma política de proteção, promoção e
valorização da capoeira na cidade de Niterói, ampliando a participação de Mestras, Mestres e demais capoeiristas na vida cultural da cidade e criando subsídios para desenvolvimento autônomo da Capoeira na cidade.
Ficou acordado que o Fórum de Capoeira de Niterói entregará ao Secretário Leonardo Giordano, nesta semana que se inicia, as propostas apresentadas pelos diversos segmentos da Capoeira que compõe o Fórum com vistas a transformar Niterói na “capital da capoeira” em nosso estado.
Fotos: Rosane Calôr
Secretaria das Culturas de Niterói, Casa Cultura é um ;Direito.
#CulturaEUmDireito
#CapoeiraEUm Direito