Secretário Leonardo Giordano recebe o Fórum de Capoeira de Niterói

Date:

Compartilhe esta postagem:

Reunião, solicitada pelo Fórum de Capoeira de Niterói foi realizada na Casa Cultura é um ;Direito

No último sábado, 19/02, o Secretário Municipal das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, recebeu o Fórum de Capoeira da cidade, que apresentou, na ocasião, o seu Calendário Anual de Eventos.

Representando o Fórum estiveram presentes as seguintes lideranças: Mestre Paulão Kikongo (Kilombarte e Rádio Capoeira), Mestre Preguiça (Iê Capoeira), Mestre Tio Robson (Filhos do Kikongo), Mestre Bujão (Gingas), Mestre Kongo (Geração Capoeira), Mestre Pirulito (Liberdade na Ginga), ContramestrA Celi (Capoeira Angonal) e Professor Gravata (Muzenza).

Professor Gravata (Muzenza); Mestre Kongo (Geração Capoeira); Mestre Pirulito (Liberdade na Ginga); Mestre Tio Robson (Filhos do Kikongo); Mestre Bujão (Gingas); Mestre Paulão Kikongo (Kilombarte e Rádio Capoeira); Secretário Municipal das Culturas Leonardo Giordano; ContramestrA Celi (Capoeira Angonal); Mestre Preguiça (Iê Capoeira) e Contramestre Bonequinho (Magé). Foto: Rosane Calôr.

Como ouvinte estava o Contramestre Bonequinho, da Equipe Capoeira (Magé).

Realizado na Casa Cultura é um ;Direito, inaugurada a pouco tempo, este diálogo possibilitou a apresentação para o Secretário e para os e as capoeiristas presentes os avanços conquistados pela capoeira a partir das iniativas apresentadas pelo Fórum e acolhidas pela Secretaria.

Dentre as ações, já aprovadas na Carta de Direitos Culturais da cidade (que “propõe a consolidação geral da legislação cultural vigente e das políticas públicas, programas e projetos que promovam o pleno exercício dos direitos culturais pela  população de Niterói”) está o Prêmio Itamar da Conceição Magalhães (Mestrissímo Mestre Chita), já consolidade e com os prêmios devidamente pagos; a institucionalização no Calendário Municipal do Festrival de Capoeira Evaldo Bogado de Almeida (Mestre Bogado); a criação do Museu Vivo da Capoeira e a instituição do Programa Municipal de Salvaguarga da Capoeira, dentre outras ações em andamento.

ContramestrA Celi e Mestre Paulão Kikongo apresentaram para o Secretário Leonardo Giordano e os demais capoeiristas presentes, as ações já realizadas pelo Fórum e a proposta de realização de 26 eventos de capoeira ao longo de todo o ano de 2022, propostas estas escritas por cada proponente individualmente, com vistas a atender todos os Territórios e Zonas de Especial Interesse da cidade.

Mestre Bujão (Gingas); Mestre Pirulito (Liberdade na Ginga); Professor Gravata (Muzenza); Mestre Kongo (Geração Capoeira); Mestre Preguiça (Iê Capoeira); Mestre Tio Robson (Filhos do Kikongo); Contramestre Bonequinho (Magé) e ContramestrA Celi (Capoeira Angonal). Foto: Rosane Calôr.

A ideia do Fórum de Capoeira de Niterói é implementar uma política de proteção, promoção e
valorização da capoeira na cidade de Niterói, ampliando a participação de Mestras, Mestres e demais capoeiristas na vida cultural da cidade e criando subsídios para desenvolvimento autônomo da Capoeira na cidade.

Ficou acordado que o Fórum de Capoeira de Niterói entregará ao Secretário Leonardo Giordano, nesta semana que se inicia, as propostas apresentadas pelos diversos segmentos da Capoeira que compõe o Fórum com vistas a transformar Niterói na “capital da capoeira” em nosso estado.

Fotos: Rosane Calôr 
Secretaria das Culturas de Niterói, Casa Cultura é um ;Direito. 

#CulturaEUmDireito

#CapoeiraEUm Direito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...