O Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Leonardo Coelho; a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Telma Couto e a subsecretária Vilma Gonçalves; a Subsecretária Municipal de Educação, Luciana Brisson e, representando Jean Cardoso, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Gisele Fernandes, receberam o Fórum de Capoeira de Guapimirim para incluirem a Capoeira nos Programas e Projetos destas secretarias.
Na última quinta-feira, 17/02, Mestre Paulão Kikongo, Mestre Picapau e o Professor Heitor, representando o Fórum de Capoeira de Guapimirim estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação de Guapimirim, onde se reuniram com o Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Leonardo Coelho; com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Telma Couto e a subsecretária Vilma Gonçalves; a Subsecretária Municipal de Educação, Luciana Brisson e, representando Jean Cardoso, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Gisele Fernandes. Na pauta a inclusão da Capoeira nas Escolas e nas atividades das demais Secretarias.

Esta reunião foi desdobramento da reunião realizada no dia 08/02 com a Prefeita Marina Rocha, que solicitou aos seus Secretários e Secretárias que se reunissem com o Fórum de Capoeira de Guapimirim e atendesse suas demandas.
Os representantes do Fórum de Capoeira de Guapimirim narraram um pouco de suas trajetórias na cidade, apresentando ao poder pública a potência da capoeira enquanto ferramenta de tecnologia social.
A Reunião, muito produtiva, possibilitou alguns encaminhamentos, como a inclusão da Capoeira nas Escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que, segundo a Subsecretária Municipal, Luciana Brisson, será possível daqui a sessenta dias; o incentivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer à realização de Festivais e Encontros de Capoeira na cidade; a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, com oferta de aulas de Capoeira para a comunidade que utiliza os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e a participação dos profissionais de Capoeira nas Oficinas realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Para o Professor Heitor, da Associação de Capoeira Cumbé “a reunião foi bastante satisfatória, tendo em vista a possibilidade de ter sido apresentado ao poder público as demandas da capoeira”.
Na ocasião, Mestre Paulão Kikongo, coordenador do Ponto de Cultura Rádio Capoeira e presidente da Associação de Capoeira Kilombarte presenteou cada representante das Secretarias com um livreto publicado pelo IPHAN que trata da Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil.
Representante da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII no Fórum de Capoeira de Guapimirim, Mestre Picapau ressaltou, durante a sua fala sobre a história da capoeira na cidade, o quanto é importante às parcerias que serão fechadas com as Secretarias Municipais presentes à reunião com os capoeiristas e instituições de capoeira da cidade.
Agora é aguardar o prazo solicitado se findar para que as ações ali definidas sejam implementadas. O Fórum de Capoeira de Guapimirim se comprometeu em entregar daqui a 10 dias, minuta do Projeto Capoeira nas Escolas para análise por parte da Secretaria Municipal de Educação.
#culturaeumdireito
#capoeiraeumdireito
É sempre uma honra estar ao lado de pessoas tão inteligentes e bem intencionadas para que a capoeira seja beneficiária disso!
Agradecemos o comentário Professor Heitor. #capoeiraeumdireito.
Show!!! Muitas ações a serem implementadas, parabéns a capoeira de Guapimirim !!!
Obrigado Mestre Caimbé. Sigamos na luta, pois “Só a luta muda a vida”. #capoeiraeumdireito