A Prefeita de Guapimirim (RJ), Marina Rocha, recebeu hoje (8/02), na sede da Prefeitura, Mestres Paulão Kikongo (Associação de Capoeira Kilombarte/Universidade da Capoeira/Rádio Capoeira) e Picapau (Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII), representantes do Fórum de Capoeira de Guapimirim para tratar de Políticas Públicas para a Capoeira.
Na conversa, que durou mais de 1 (uma) hora, Mestres Picapau e Paulão Kikongo apresentaram para a prefeita o cenário atual da capoeira na cidade, em particular dos mestres, contramestres e professores que participam do Fórum.
Falou-se da importância da preservação da Capoeira enquanto Patrimônio Cultural, da valorização dos profissionais que atuam na cidade e de que seria importante para a Prefeitura a participação destes nos diversos programas e projetos em curso no município.
O Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Leonardo Coelho, enfatizou a importância da capoeira, relatando, inclusive, a participação desta na elaboração da minuta do Plano Municipal de Cultura, que, conforme informou a Prefeita, se encontra na Procuradoria e que muito em breve será encaminhado à Câmara Municipal para a aprovação.
Mestre Paulão Kikongo, que já presidiu o Conselho de Políticas Culturais da cidade, discorreu sobre a importância que Guapimirim tem para as areas da Cultura, Turismo e Meio Ambiente, tendo em vista seus sambaquis, patrimônios culturais de natureza imaterial, material e natural, povos e comunidades tradicionais e a primeira cidade do país a ter uma Área de Preservação Ambiental. O Mestre Paulão Kikongo propos, inclusive, que a Prefeita aprove na cidade uma Lei Cultura Viva, para que assim possam ser fortalecidos os diversos fazedores das mais diversas culturas, em todos os distritos, valorizando aqueles que atuam diuturnamente na preservação da riqueza cultural existente nesta cidade.

Para o Mestre Picapau, da Associação de Capoeira Negrinho de Sinhã VII, a capoeira tem muito a contribuir para a cidade, pois a história de atuação dos seus diversos profissionais corroboram para isto. Ele aproveitou para fazer um breve relato de sua atuação com a capoeira e como surgiram no município os primeiros grupos.
A Prefeita ouviu todas as nossas demandas e determinou uma reunião, o mais breve possível, entre os/as representantes do Fórum de Capoeira de Guapimirim com o Secretário Municipal de Educação, Ricardo de Oliveira Almeida; o Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Leonardo Coelho; o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Jean Cardoso e a Secrertária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Telma Couto, para que estes possam apresentar as ações destas Secretarias para os diversos profissionais de Capoeira da cidade que atuam no Fórum, com vistas a contratação destes em todas as ações desenvolvidas por estas secretarias nas diversas comunidades de Guapimirim.
O Fórum de Capoeira de Guapimirim está aguardando a marcação desta agenda, que ficou sob a responsabilidade do Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Leonardo Coelho, conforme solicitação da Prefeita Marina Rocha.
Capoeira é um direito e a cidade de Guapimirim, sob a administração da Prefeita Marina pretende consolidar, de fato, este direito.
Sigamos juntos nesta luta. A Capoeira agradece.