Niterói inaugura “Casa Cultura é um Direito”

Date:

Compartilhe esta postagem:

Com a presença de diversos segmentos culturais da cidade e de lideranças políticas, foi inaugurada a “Casa Cultura é um Direito”, uma iniciativa da administração do Secretário Leonardo Giordano

A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas, sob a competente administração do Secretário Leonardo Giordano e equipe presenteou Niterói com a inauguração da “Casa Cultura é um Direito”, ontem, (7), no Ingá.

Com a presença do Prefeito Axel Grael, do Vice-prefeito Paulo Bagueira, da Vereadora Walkíria Nictheroy (presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Vereadores), de Marcos Sabino (presidente da Fundação de Arte de Niterói), de artistas, capoeiristas (representando o Fórum de Capoeira de Niterói), representantes das Religiões de Matriz Africanas e da Rede Cultura Viva de Niterói (Pontos e Pontões de Cultura) o evento foi um sucesso.

Segundo Mestre Bujão, do Instituto Gingas e Coordenador do Ponto de Cultura Din Down Down Mulher, o evento foi uma maravilha. “Diálogo da capoeira e da cultura como um todo com a gestão pública. Isso é um direito que nos está sendo entregue historicamente. Precisamos valorizar e sempre nos recordar quais são os atores sociais que, junto com todos nós, tiveram a sensibilidade e competência de concretizar este exemplar cenário da cultura municipal, enquanto constatamos o restante da realizade cultural do Brasil se deteriorar”, conclui ele.

Mestre David Bujão e Leonardo Giordano, Secretário Municipal das Culturas de Niterói/RJ.

Niterói, cidade das Culturas

A inauguração da “Casa Cultura é um Direito” ratifica o compromisso da cidade de Niterói com a valorização das diversas culturas que faz de nossa cidade referência nacional e internacional na área.

Primeira cidade do Brasil a ter a sua Carta de Direitos Culturais, lançada de forma pioneira a partir da campanha “Cultura é um Direito”, reforça a posição da cidade na vanguarda da construção de políticas públicas de cultura inovadoras, participando de iniciativas criativas e de redes culturais em diversos locais do planeta.

Segundo o Secretário Leonardo Giordano, a Secretaria Municipal das Culturas chegou a 5.000 atendimentos com os investimentos realizados via editais, batendo um recorde histórico de recursos para todas as culturas da cidade.

Momento da inauguração da “Casa Cultura é um Direito”. na foto o Secretário Leonardo Giordano, o Prefeito Axel Grael e o público presente.

Para o Mestre Paulão Kikongo, do Fórum de Capoeira de Niterói, presidente da Associação de Capoeira Kilombarte e Coordenador do Ponto de Cultura Rádio Capoeira, a inauguração desta Casa ratifica o previsto na Constituição Federal de 88, quando afirma em seu artigo 215 que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Portanto, afirma o Mestre Paulão Kikongo, “Niterói vem cumprindo com o seu papel de fomentar todas as culturas e valorizar aqueles e aquelas que vem atuando em seus territórios, mesmo com o advento da pandemia da Covid-19. Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas está de parábens”.

Prefeito Axel Grael e o Mestre Paulão Kikongo, do Fórum de Capoeira de Niterói.

A Capoeira da cidade, na atual gestão da Secretaria Municipal das Culturas, teve muitas conquistas, como o Edital Itamar da Conceição Magalhães (Mestríssimo Chita), a aprovação da cadeira da Capoeira no Conselho Municipal de Políticas Culturais, a aprovação, na íntegra, de todas as propostas do Fórum de Capoeira de Niterói para a Carta de Direitos Culturais, dentre tantas outras iniciativas, como a participação nos editais Ideias Criativas, Ativos Culturais, Fomentão, ISS/IPTU e dos Pontos e Pontões de Cultura.

Como disse o Prefeito Axei Grael, Niterói vem investindo nas diversas culturas e “a arte será um importante instrumento de inclusão social”.

Serviço:

CASA CULTURA É UM DIREITO

Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Local: Rua Visconde de Morais, 251, Ingá – Niterói, RJ.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a todos, ações dessa grandeza nos fazem acreditar e reforçam que investir, acreditar na cultura, sempre apresentam bons resultados para a sociedade!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...