Rádio Capoeira disponibiliza o livro O Tradição dos Orixás

Date:

Compartilhe esta postagem:

Entre a segunda metade da década de 1980 e a primeira metade dos anos 1990 houve uma aliança política, até então inédita, entre ativistas do movimento negro e líderes religiosos do candomblé, em torno do desenvolvimento de ações para a preservação de religiões de matriz africana no país.

Para baixar este livro clique aqui

O intuito era organizar uma reação estruturada contra atos de igrejas neopentecostais que ameaçavam o direito à liberdade de culto.

Afirmação e fortalecimento da epistemologia dos Terreiros; ações de denúncia no campo jurídico; embate público com as igrejas neopentecostais. 

Essas são as iniciativas que criaram o tripé do projeto de mobilização política que ficou conhecido como O Tradição dos Orixás.  

As narrativas pessoais (militantes e/ou religiosas) dos depoimentos que constroem o livro apontam que a inclusão destas religiões – principalmente do candomblé – no discurso dos movimentos sociais negros transformou-se processualmente ao longo do tempo, de pouco significativa a fundamental.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito realizado em ver esse livro meu e da minha parceira Edlaine finalmente disponível gratuitamente, e aqui, na Rádio Capoeira. Paz e bem grande Mestre Paulão Kikongo… Àsę meu irmão!

  2. Parabéns Luis Cláudio, já baixei e vou ler com muito carinho, um livro com um conteúdo riquíssimo de conhecimento. Obrigada por compartilhar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...