quarta-feira, dezembro 8, 2021

Livro, documentário e portal da capoeira serão lançados na Bahia

Cultura

Via Guest Post

Livro, documentário e portal da capoeira serão lançados nesta quarta, 24/11.

Livro, documentário e portal da capoeira serão lançados nessa próxima quarta-feira, 24/11, a partir das 18h, no Teatro Gregório de Mattos, centro de Salvador.

Os produtos são resultado do projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia, que circulou por 11 cidades, articulando 15 territórios e entrevistando mais de 70 mestres e mestras de capoeira, de diferentes grupos, estilos e linhagens.

O portal digital, disponível a partir do dia 24 no endereço www.capoeiradabahia.com.br, trará informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; além de uma loja virtual com a produção de mestres artesãos.

O livro Capoeira da Bahia: histórias, territórios e trajetórias, organizado pelo pesquisador Paulo Magalhães, traz uma grande síntese da história da capoeiragem baiana, em seus diversos momentos de transformação, mostrando o desenvolvimentos de diferentes estilos e linhagens, além das histórias de vida de mestres e mestras de capoeira representativos de dez territórios de identidade.

O documentário A capoeira na Bahia: um retrato atual, dirigido pelo mestre Duda Carvalho, aborda diversos temas transversais como os diferentes mitos de origem da capoeira, seus processos de resistência e luta, de formação/educação, além das dificuldades enfrentadas pelas mulheres num espaço ainda patriarcal.

Durante o lançamento, os produtos serão apresentados e haverá uma distribuição direcionada dos livros, para mestres e líderes de grupo.

O projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia foi idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e executado através de parceria com a ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia. Aconteceu através de chamada pública do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio financeiro do IPAC, SECULT, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

O que: Lançamento de livro, documentário e portal digital sobre a capoeira da Bahia
Quando? 24/11, quarta-feira, às 18h
Onde? Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves, s/n – Centro, Salvador – BA
Mais informações:
Franciane Simplício (coordenação do projeto): 71 9 9156 8161
Tâmara Azevedo (portal): 71 9 9294 1979
Paulo Magalhães (livro): 71 9 9273 7765
Duda Carvalho (documentário): 71 9 9308-6619

- Publicidade -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Rádio Capoeira disponibiliza o livro O Tradição dos Orixás

Entre a segunda metade da década de 1980 e a primeira metade dos anos 1990 houve uma aliança política,...
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img