Por Leonardo Giordano, via Guest Post
Num encontro potente, com observância dos protocolos sanitários e circulação de mais de 400 pessoas e em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, realizamos o encontro “Cultura é um Direito” na última sexta feira.

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria das Culturas, fez diversos anúncios importantes e muitas entregas para a população. Foram 4 entregas práticas:
1) Niterói lançou o texto final de sua Carta de Direitos Culturais, com chancela internacional da UNESCO e do Progarama IBER CULTURA VIVA após amplo debate com a sociedade civil. Foram dezenas de reuniões públicas com a participação de mais de 800 pessoas. Agora nossa cidade é a primeira do país a ter um documento vinculante que potencializa os Direitos Culturais.
2) Novo investimento em Cultura, com o edital do “Fomentão”, com inscrições abertas a partir do próximo dia 12 aportando novos R$ 2,5 Milhões em projetos Culturais garantindo produção cultural potente, renda e geração de empregos no setor. O Edital é de fomento direto e com ele a Prefeitura passa de R$ 37 Milhões investidos no setor, em diversos programas e ações, apenas neste ano.
3) Lançamento do Portal “Cultura é um Direito”, com a Carta de Direitos Culturais, portfólio dos artistas de Niterói aberto para qualquer um se cadastrar e a “NitFlix”, um espaço dedicado ao acervo e difusão da produção cultural local niteroiense.

Voce pode acessar em: http://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br
4) A retomada e abertura da plenária final da Quinta Conferência de Cultura, realizada no dia seguinte. Discutindo entre dezenas de propostas a Conferência é o grande espaço democrático de participação popular. Rumo à construção e aprovação do Plano Municipal de Cultura, com validade de 10 anos!
Tivemos apresentação cultural, saudações internacionais, do Presidente da FAN Marcos Sabino, do Secretário de Governo Bira Marques e de nosso Prefeito Axel Grael. Presenças importantes como as do Diretor da Sala Nelson Pereira dos Santos Fernando Brandão e da Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, Walkiria Nictheroy entre muitas outras. E sobretudo o movimento cultural da cidade, presente em peso.
Este bonito encontro teve grande adesão dos mais variados coletivos e fazedoras de cultura e foi um momento histórico, que me deixou muito feliz.

Depois vou postar um informe mais detalhado da Conferência Municipal, mas por enquanto, curtam as fotos do encontro de sexta feira.
Um afetuoso abraço!
Leo Giordano.