Fórum de Capoeira do Rio de Janeiro se reune com Secretaria de Cultura do Rio

Date:

Compartilhe esta postagem:

Mestres Paulão Kikongo e Caçapa, Mestras Renata e Darlene e Treinel Sabará se reuniram, no dia 15 de outubro, com o Secretário de Cultura do município do Rio de Janeiro, Marcus Faustini e equipe da Gerência de Cultura Popular e Urbana, para tratar de Políticas Públicas para a Capoeira.

Inicio de nossa reunião na Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, prédio da Prefeitura.

O secretário Faustini, que estava com uma agenda apertada, passou para nos cumprimentar e, após sua saída, continuamos a nossa reunião com Igor Sebastian, Gerente de Culturas Populares e Urbanas, que teve a incumbência de ouvir as demandas da Capoeira.

Após quase duas horas de reunião, onde todos e todas que representavam o Fórum de Capoeira do estado do Rio de Janeiro puderam fazer uso da palavra, ficou acertado um diálogo com a Cultura e Educação e a comunidade da Capoeira, em reunião a ser articulada pelo Igor Sebastian.

Na foto, em pé, Mestra Darlene, Mestra Renata, Igor Sebastian, gerente de Culturas Populares e Urbanas, Mestre Paulão Kikongo e o assessor da Prefeitura. Agachados Treinel Sabará e Mestre Caçapa.

Foi apontado, ainda, o compromisso de ocupação dos equipamentos públicos, em particular os das Zonas Norte e Oeste, por profissionais da Capoeira, para que estes e estas, devidamente remunerados, possam exercer o seu Ofício com dignidade na cidade do Rio de Janeiro.

Como encaminhamento final, acertamos de preparar uma minuta dos projetos de suma importância para a Capoeira, dentre eles o Centro de Referência para a Capoeira do Rio de Janeiro e diversas outras ações que possam salvaguardar a Capoeira.

Nos foi solicitado, também, um projeto para a realização de um possível evento com a Secretaria Municipal de Cultura e a comunidade da Capoeira em 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...