Numa parceria inédita, a Secretaria Municipal de Cultura e o Movimento Integração dos Grupos de Capoeira da cidade de Guapimirim realizam no próximo dia 17/09, a partir das dez horas, o 1º Fórum de Políticas Públicas para a Capoeira. O Fórum conta, ainda, com o apoio cultural da Rede Nacional de Ação pela Capoeira, da Rádio Capoeira – A rádio que ginga com você e da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, que doou algumas publicações que serão distribuídas para os e as participantes.
Este evento tem como uma de suas premissas estabelecer o Programa da Salvaguarda da Capoeira de Guapimirim, por meio da instituição do Centro Municipal de Referência da Capoeira, com vistas à promoção de uma política pública participativa e que vá de encontro à manutenção dos sistemas culturais e dos elementos estruturantes e relevantes para as manifestações relacionadas às várias possibilidades da prática do ensino-aprendizagem da capoeira, ofertando a este patrimônio cultural do Brasil e da humanidade condições objetivas para a sua preservação, criando na cidade instrumentos que incentivem à prática da capoeira como recurso lúdico, pedagógico e ainda como um importante instrumento cultural a ser inserida nas redes públicas e particulares em todos os níveis de ensino, apoiando e fomentando a difusão da produção oral, intelectual, acadêmica e audiovisual sobre a capoeira na cidade de Guapimirim, no Rio de Janeiro, no Brasil e no Mundo.
O Secretário Municipal de Cultura, Professor Doutor Luis Claudio de Oliveira diz se sentir feliz com a oportunidade de poder construir juntos aos e as capoeiristas da cidade políticas públicas que irão consolidar o trabalho há tempos realizado pelos diversos seguimentos da capoeira em Guapimirim. Ele espera que esta parceria seja duradoura e esperar contar com a capoeira na construção das demais políticas de cultura da cidade.
Para tanto foram convidados Mestres e Professores com vivências na Capoeira e na Academia para debaterem sobre os seguintes temas: Capoeira e Educação; Capoeira e Salvaguarda e Capoeira e Acessibilidade Cultural.
Conheça nossos Palestrantes:
Amauri Mendes Pereira – Doutor em Ciências Sociais – PPCIS/UERJ. Mestre em Educação – PPGEdu/UERJ. Especialista em História da África CEAA/UCAM. Temas de interesse: Estudos de África e Diáspora, questão racial e teoria social, o Movimento Negro Brasileiro e a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Foi pesquisador do CEAA e do CEAB/UCAM. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ. Foi diretor da ABPN-Assoc. Bras. de Pesquisadores Negros. Atualmente é Professor do DTPE/PPGEDUC/IE/UFRRJ.
Luiz Rufino – Doutor em educação pelo PROPED/UERJ (2017), mestre em educação (2013) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e capoeirista. Atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos, educações e linguagens outras. Crítica Decolonial, antirracismo, processos de formação em diferentes contextos educativos, processos identitários, outras pedagogias e educações nas culturas populares.
David Nascimento Bassous (Bujão) – Mestre em Ciência da Arte pelo PPGCA/UFF, Mestre de Capoeira. Especialista em Acessibilidade Cultural pelo CCS/UFRJ; Coordenador do Ponto de Cultura Gingas – Casa da Cultura Afrobrasileira; Palestrante TEC; Criador do Método Din.Down.Down de Cultura Acessível.
Programação:
09h – Café da Manhã
10h – Abertura do Fórum
10h30min – Início das Palestras
– Capoeira e Educação (20 Minutos)
Abertura dos debates (15 minutos)
– Capoeira e Salvaguarda (20 minutos)
Abertura dos debates (15 minutos)
– Capoeira e Acessibilidade Cultural (20 minutos)
Abertura dos debates (15 minutos)
12h30min – Roda de Capoeira
13h – Almoço
14h30min – Encerramento
A entrada é franca e aos participantes haverá entrega de certificados.
Fotos: Reinaldo Ozolins – TVerde
Matéria atualizada no dia 06/08/2018, às 23h30min
Bacana
Sou capoerista da associação lagoa Azul capoeira e quero a cada dia mais aprender e evoluir nessa nossa arte que encanta o mundo.
Eu amo a capoeira, sem capoeira nao Posso viver…..
[…] Cabe ressaltar que o I Fórum de Políticas Públicas para a Capoeira de Guapimirim, realizado pela Integração dos Grupos de Capoeira da cidade em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na gestão do Professor Luís Cláudio de Oliveira, já havia apresentado proposta para inclusão no Plano Municipal de Cultura da cidade, o Programa Ginga Guapi, que apontava a necessidade de varias ações com vistas a proteção e fomento as diversos grupos e profissionais da capoeira na cidade, o que, infelizmente, ficou engavetado desde 2017, tendo em vista a gestão anterior da prefeitura não ter sancionado o Plano Municipal de Cultura aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural a partir das propostas apresentadas e aprovadas na Conferência Municipal de Cultura, no Fórum Municipal de Cultura e no I Fórum de Políticas Públicas para a Capoeira. […]