Espetáculo "Fala, Crioulo" estreia no municipal de Niterói

Date:

Compartilhe esta postagem:

Peça teatral traz vivências de negros brasileiros

O inédito espetáculo Fala, Crioulo! com relatos reais de negros brasileiros de variadas condições sociais, faz curtíssima temporada no Teatro Municipal de Niterói, de 7 a 10 de julho de 2016.
Inspirado no livro homônimo de Haroldo Costa, Fala, Crioulo! foi adaptada para o teatro por Ivan Jaf. Com uma narrativa moderna, a peça traz histórias de personagens vivos, cheias de nuances, com forte conteúdo dramático. São vivências de situações conflitantes, com desfechos surpreendentes e reais.

2186_flyerDirigida por Amir Haddad e encenada pelos atores Romeu Evaristo, Iris Nascimento, Lincoln Oliveira, Nivia Helen, Deo Garcez (Dandara Mariana e Guilherme Ferraz – stand in), a peça apresenta depoimentos de brasileiros de ascendência africana de diferentes situações sociais. São relatos de cidadãos afrodescentes que procuram se expressar no mais puro e espontâneo estado de espírito. Histórias de vida carregadas de indignação e revolta, mas também do mais profundo amor e respeito ao próximo. São brasileiros que precisam falar e se fazer ouvir.
Para o diretor Amir Haddad, Fala, Crioulo! é um espetáculo simples, direto, transformador e uma reflexão coletiva que tem a preocupação de dar vez a uma enorme parte da população brasileira que vem sendo mantida calada ao longo dos últimos séculos. “Dar voz ao cidadão negro brasileiro é descortinar uma enorme possibilidade de aprofundar o conhecimento a respeito da vida pública e privada da nossa sociedade”, ressalta Haddad.
O projeto Fala, Crioulo! é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, a cidade de Niterói, a Fundação Cultural Palmares, a FEMPTEC e tem como objetivo maior estimular a reflexão sobre a realidade vivida pelos negros no Brasil.
 
Serviço
“Fala, Crioulo!” no Municipal de Niterói
Temporada: de 7 a 10 de julho de 2016
Horário: quinta e domingo, às 19h; Sexta e sábado, às 20h
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita (sujeito à lotação do teatro)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2620-1624
Fonte: Cultura Niterói

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...