[tds_menu_login inline="yes" guest_tdicon="td-icon-profile" toggle_txt="Minha conta" logout_tdicon="td-icon-log-out" menu_gh_txt="Entre na sua conta." tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXJpZ2h0IjoiMjAiLCJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicG9ydHJhaXQiOnsibWFyZ2luLXJpZ2h0IjoiMCIsIm1hcmdpbi1ib3R0b20iOiIxMCIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicG9ydHJhaXRfbWF4X3dpZHRoIjoxMDE4LCJwb3J0cmFpdF9taW5fd2lkdGgiOjc2OH0=" f_uh_font_family="521" f_links_font_family="521" f_uf_font_family="521" f_uh_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTMifQ==" f_links_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTMifQ==" f_uf_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTMifQ==" f_uh_font_weight="500" f_links_font_weight="500" f_uf_font_weight="500" f_toggle_font_family="521" f_toggle_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTMifQ==" f_toggle_font_weight="500" ia_space="8" menu_offset_top="eyJhbGwiOiIxNSIsInBvcnRyYWl0IjoiOCJ9" show_version="" f_gh_font_family="521" f_btn1_font_family="521" f_btn2_font_family="521" f_gh_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTMifQ==" f_btn1_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTMifQ==" f_btn2_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTMifQ==" f_gh_font_weight="500" f_btn1_font_weight="500" f_btn2_font_weight="500" menu_gc_btn1_bg_color="#516d8b" menu_gc_btn1_bg_color_h="#23509e" menu_gc_btn2_color="#000000" menu_gc_btn2_color_h="#516d8b" menu_ul_link_color="#000000" menu_ul_link_color_h="#516d8b" menu_uf_txt_color="#000000" menu_uf_txt_color_h="#516d8b" f_toggle_font_transform="capitalize" f_toggle_font_line_height="1" f_toggle_font_spacing="0.5" show_menu="yes" f_uh_font_transform="capitalize" f_uh_font_spacing="0.5" f_links_font_transform="capitalize" f_links_font_spacing="0.5" f_uf_font_transform="capitalize" f_uf_font_spacing="0.5" f_gh_font_transform="capitalize" f_gh_font_spacing="0.5" f_btn1_font_transform="capitalize" f_btn1_font_spacing="0.5" f_btn2_font_transform="capitalize" f_btn2_font_spacing="0.5" menu_gc_btn2_txt="Registro"]

Maculelê, dança de guerreiros, marca passagem da tocha

Date:

Compartilhe esta postagem:

Nesta semana, a tocha olímpica segue caminho pelo Brasil e percorrerá, até domingo, 11 cidades. Entre elas, Rio Branco (AC), cidade que firmou convênio com o Ministério da Cultura (MinC) para promover ampla programação cultural. Por lá, os presentes terão a oportunidade de conhecer danças folclóricas como a marujada e o maculelê, além de assistir a diversas apresentações culturais, incluindo espetáculos teatrais e quadrilhas de festas juninas.

A dança maculelê conta a lenda de um jovem guerreiro que sozinho defendeu sua tribo de um grupo rival usando apenas dois pedaços de pau. Na dança, com dois bastões, os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Outros grupos pelo país utilizam facões no lugar dos bastões. Foi inspirada em arte marcial de escravizados malês (Foto: Divulgação)
A dança maculelê conta a lenda de um jovem guerreiro que sozinho defendeu sua tribo de um grupo rival usando apenas dois pedaços de pau. Na dança, com dois bastões, os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Outros grupos pelo país utilizam facões no lugar dos bastões. Foi inspirada em arte marcial de escravizados malês (Foto: Divulgação)

Em Rio Branco, uma das apresentações previstas ao longo da passagem da chama é a do grupo de maculelê coordenado por Ozéias da Silva Figueiredo, mais conhecido como mestre caboclinho. “Estamos honrados em participar, representar nossa cidade e levantar a bandeira do Acre e da nossa cultura”, diz.

“O maculelê é um folguedo da cultura afro-brasileira, uma dança que expressa um combate de dois guerreiros com bastões e facões, com movimentos sincronizados e animados ao som de tambores”, explica. “É um duelo de combate e competição, tem tudo a ver com as Olimpíadas”, sugere. Na capital, ainda terão lugar homenagens à cultura indígena e shows diversos, entre outras manifestações.

Uma programação atenta à diversidade cultural brasileira, a passagem por sítios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) e a valorizações de pessoas que trabalham em prol da Cultura também estarão presentes nas demais cidades por onde a tocha passa ao longo da semana.

São elas: Iranduba (AM); Presidente Figueiredo (AM), Rio Branco (AC), Várzea Grande (MT), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Sidrolândia (MS), Rio Brilhante (MS), Maracaju (MS), Itaporã (MS) e Dourados (MS).

Também conhecida como Barquinha, Nau Catarineta e Chegança, a Marujada marca os festejos dos santos padroeiros locais com desfiles entoados pela bandinha, cujos componentes estão devidamente fardados de marujos (Foto: Divulgação)
Também conhecida como Barquinha, Nau Catarineta e Chegança, a Marujada marca os festejos dos santos padroeiros locais com desfiles entoados pela bandinha, cujos componentes estão devidamente fardados de marujos (Foto: Divulgação)

Revezamento

Nesta segunda, a chama desembarca em Iranduba e Presidente Figueiredo, ambas cidades situadas no estado amazonense. Presidente Figueiredo é famosa pelas belezas naturais, cachoeiras e diversas festividades culturais, como a Festa do Cupuaçu. Iranduba, que beira o Rio Solimões, tem entre os chamativos o artesanato, que conta com peças de madeiras, bijuterias e cocares.

Em Várzea Grande, a passagem da tocha será celebrada por fanfarras e grupos da dança folclórica siriri, que lembra brincadeiras indígenas. Em Porto velho, a festa fica por conta do boi bumbá e de quadrilhas juninas; em Cuiabá, da arte circense e de orquestra indígena. A chama olímpica encerra o percurso da semana no Mato Grosso do Sul. Ao longo do dia 26, os presentes poderão conhecer melhor o artesanato local e apreciar apresentações musicais regionais.

Fonte: Ministério da Cultura

[tds_leads input_placeholder="Seu melhor e-mail" btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_checkbox="yes" pp_msg="JTNDc2NyaXB0JTIwYXN5bmMlMjBzcmMlM0QlMjJodHRwcyUzQSUyRiUyRnBhZ2VhZDIuZ29vZ2xlc3luZGljYXRpb24uY29tJTJGcGFnZWFkJTJGanMlMkZhZHNieWdvb2dsZS5qcyUzRmNsaWVudCUzRGNhLXB1Yi00NTcxMzg2MTY0NDcxNzAyJTIyJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTIwY3Jvc3NvcmlnaW4lM0QlMjJhbm9ueW1vdXMlMjIlM0UlM0MlMkZzY3JpcHQlM0UlMEE=" msg_composer="" display="column" gap="10" input_padd="eyJhbGwiOiIxNXB4IDEwcHgiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxMnB4IDhweCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTBweCA2cHgifQ==" input_border="1" btn_text="Eu quero entrar" btn_tdicon="tdc-font-tdmp tdc-font-tdmp-arrow-right" btn_icon_size="eyJhbGwiOiIxOSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE3IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNSJ9" btn_icon_space="eyJhbGwiOiI1IiwicG9ydHJhaXQiOiIzIn0=" btn_radius="0" input_radius="0" f_msg_font_family="521" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_msg_font_weight="400" f_msg_font_line_height="1.4" f_input_font_family="521" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEzIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMiJ9" f_input_font_line_height="1.2" f_btn_font_family="521" f_input_font_weight="500" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMSJ9" f_btn_font_line_height="1.2" f_btn_font_weight="600" f_pp_font_family="521" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxMiIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMSJ9" f_pp_font_line_height="1.2" pp_check_color="#000000" pp_check_color_a="#23509e" pp_check_color_a_h="#516d8b" f_btn_font_transform="uppercase" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJsYW5kc2NhcGUiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjMwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJsYW5kc2NhcGVfbWF4X3dpZHRoIjoxMTQwLCJsYW5kc2NhcGVfbWluX3dpZHRoIjoxMDE5LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMjUiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" msg_succ_radius="0" btn_bg="#23509e" btn_bg_h="#516d8b" title_space="eyJwb3J0cmFpdCI6IjEyIiwibGFuZHNjYXBlIjoiMTQiLCJhbGwiOiIwIn0=" msg_space="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIwIDAgMTJweCJ9" btn_padd="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIxMiIsInBvcnRyYWl0IjoiMTBweCJ9" msg_padd="eyJwb3J0cmFpdCI6IjZweCAxMHB4In0=" msg_err_radius="0" f_btn_font_spacing="1"]

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...