O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou ontem que o Conselho da Comenda Senador Abdias Nascimento escolheu os homenageados deste ano.
Serão quatro homenagens, além de uma personalidade agraciada in memoriam. A comenda será entregue ao Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune), ao cantor Lazzo Matumbi e aos atores Lázaro Ramos e Zezé Motta. O percussionista Naná Vasconcelos, falecido em março, também receberá a homenagem. A sessão especial para a entrega da comenda será realizada em novembro, para celebrar o Dia da Consciência Negra — comemorado no dia 20.
O conselho, presidido por Paulo Paim (PT-RS), é responsável pela comenda, entregue todos os anos pelo Senado a pessoas e instituições que se destacam na luta contra o racismo e pela contribuição da raça negra para a formação do país.
A comenda é inspirada em Abdias do Nascimento (1914–2011), senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Ele esteve à frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo.
Passou 13 anos no exílio após a edição do Ato Institucional 5 pelo regime militar, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.
Fonte: Jornal do Senado
Foto: Portal Áfricas