Capoeira recebe homenagem em selo postal

Date:

Compartilhe esta postagem:

Os Correios lançam nesta segunda-feira (25), às 20h, no Teatro Castro Alves, em Salvador, selo em homenagem à roda de capoeira e ao ofício dos mestres dessa importante manifestação popular, tornada Patrimônio Imaterial do Brasil em 15 de julho de 2008. A cerimônia de lançamento será realizada em meio às comemorações do Dia da África e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade; do Ministro da Cultura, Juca Ferreira; do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.



Durante o evento, será lançado oficialmente o III FESMAN – Festival Mundial das Artes Negras, uma realização do governo do Senegal, previsto para ocorrer de 1º a 14 de dezembro deste ano, na cidade de Dakar. O objetivo do festival é intensificar a valorização das artes negras no cenário mundial e a unificação dos países africanos e diáspora. O Brasil participa como convidado de honra e é o responsável por articular os demais países da América Latina. Para celebrar o lançamento do III FESMAN, será apresentado um espetáculo, que contará com a presença de diversos artistas: os brasileiros Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Margareth Menezes e o grupo musical senegalês Les Frères Guissé, entre outros.



O selo lançado pelos Correios focaliza a obra ”Vadiação”, da série Jogo de Capoeira, do artista Carybé (1911-1997). A imagem mostra uma típica roda de capoeira e suas figuras tradicionais: os jogadores e os instrumentistas em ação, assistidos, informalmente, pelo povo em descontração e simplicidade. Os tons fortes realçam o clima festivo.



A tiragem é de 10 milhões e 200 mil selos, a R$ 0,65 cada. As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).



Com esta emissão filatélica, os Correios buscam ressaltar os valores nacionais e sua importância no contexto sociocultural do Brasil, ao mesmo tempo em que divulgam aspectos da expressiva cultura africana presente na comunidade brasileira.



Sobre a capoeira


De origem remota e controversa, a capoeira fincou suas raízes no Brasil, onde criou mitos e lendas, inclusive na resistência contra a opressão escravocrata. Perseguida e marginalizada por quase trezentos anos, era praticada às escondidas, sendo considerada apenas mais uma obscura tradição dos negros.



Hoje, a capoeira é parte do cenário brasileiro, envolvendo em sua prática grande abrangência de expressão, ao reunir várias linguagens artísticas. Além disso, sua vinculação com a Antropologia e com a História reforça o seu papel social e colabora na educação de importantes segmentos da população brasileira.



Presente em todos os estados do Brasil e em mais de 150 países, a capoeira tem variações regionais e locais a partir de suas modalidades mais conhecidas: capoeira de Angola e capoeira regional. Nesse aspecto, assume expressões fundamentais da nossa cultura, nas quais o povo brasileiro se reconhece. A manifestação testemunha o quanto o brasileiro consegue redimensionar as adversidades em práticas positivas de beleza incontestável.


Fonte: Correios


Este artigo pertence ao Berimblog | Blog oficial de Mestre Paulão.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...