FESTA de JONGO no QUILOMBO SÃO JOSÉ – VALENÇA -RJ

Date:

Compartilhe esta postagem:

Dia 16 de maio de 2009 – Sábado – a partir das 10h da manhã

Quilombo

Festa de Jongo em Homenagem aos Pretos – Velhos
O Quilombo São José é uma comunidade centenária onde moram cerca de 200 negros de uma mesma família ancestral, que, durante a escravidão, trouxe de Angola para as fazendas de café da região Sudeste do Brasil-Colônia a dança do Jongo. O jongo é uma dança de roda considerada uma das origens do samba e é reconhecida pelo Governo Federal como Patrimônio Histórico Nacional. O Quilombo São José é o berço do jongo, e fica no Município de Valença, Rio de Janeiro, terra da lendária jongueira e sambista Clementina de Jesus.

Essa família permanece unida há 150 anos na mesma terra e mantêm ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzeduras, a agricultura familiar entre outras.
A comunidade até hoje é composta inclusive por diversos idosos com mais de 90 anos e até 4 anos atrás não possuía luz elétrica. A floresta, as casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro à brasa e o fogão de lenha ainda fazem parte do cotidiano. No último dia 02 de fevereiro de 2009 o Presidente do INCRA (Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA) assinou a portaria de titulação das terras Quilombo São José em prol de seus moradores ancestrais e encaminhou o processo para a assinatura final do Presidente Lula, última etapa para a desapropriação dessas terras, que até hoje não pertencem a comunidade, num processo que já dura dez anos.

Programação da Festa
Sábado
10 horas – Missa afro ao ar livre
12:30 horas – Feijoada
13hs – Folia de Reis de Valença
13: 30 hs – Ciranda de Tarituba – Parati
14:00 hs – Capoeira, Maculele e Samba de Roda
15:00 hs – Boi Pintadinho e Mineiro Pau de Miracema
15:30 hs – Jongo do Quilombo São José
16:00 hs – Jongo de Barra do Piraí
16:30 hs – Jongo de Pinheiral e Arrozal
17:00 hs – Jongo de Quissamã
18 hs – Confraternização entre os grupos
19 hs – Benção da fogueira pela matriarca da comunidade, Mãe Tetê
19:30 hs – Homenagem aos Pretos-Velhos e Início da Roda de Jongo na beira da fogueira com a participação de todos os presentes.
21 hs às 7 hs da manhã – Baile de Calango intercalado com Roda de Jongo na fogueira até o sol raiar. Durante toda à noite e madrugada barraquinhas venderão comidas típicas e artesanatos do local e serão assadas batatas na fogueira.

Domingo
8:00 hs – Café da manhã
9:00 hs – Jogo de futebol da comunidade e visitantes
12:00 hs – Encerramento da festa
Entrada franca

Capa

Como chegar:
Dois ônibus levarão os visitantes interessados e saem às 8 hs da manhã em ponto de sábado (16 de maio) da Fundição Progresso, Lapa. Um dos ônibus retorna do Quilombo no mesmo dia às 20 hs e o outro na manhã de domingo.
Reserve seu lugar pelos tels: (21) 2222.3458 ou 9724.9449 ( falar com Rodrigo ) no horário comercial ( 10 às 18 horas ) de segunda a sexta feira ou entre em contato por email jongo@quilombosaojose.com.br.

VAGAS LIMITADAS !!!
Reserve imediatamente a sua vaga nos ônibus que saem do Rio !!! As vagas esse ano são super limitadas !!! O preço de ônibus comum da rodoviária é bem mais alto e as vagas nos ônibus fretados já estão acabando. Não deixe para depois, pois esse ano a festa está muito procurada.

Pra chegar de carro:
O Quilombo fica há duas horas e meia de carro do centro do Rio.
1º OPÇÃO: Pegar a RJ-SP ( Dutra ) subir a Serra das Araras ( para quem sai do Rio ) entrar a direita para VOLTA REDONDA. Cruzar a cidade de Volta Redonda em direção ao bairro VOLDAC. Nesse bairro pegar a estrada nova de asfalto ( RJ 153 ) em direção à cidade de AMPARO – SANTA ISABEL do RIO PRETO . Ao chegar em SANTA ISABEL cruzar a cidadezinha em direção a Serra da Beleza (estrada de barro) que vai para Conservatória. Você está há 15 minutos do Quilombo São José
Pegar a serra em direção a Conservatória e em dentro de 10 minutos verá uma placa QUILOMBO SÃO JÓSÉ . É só pegar a direita mais 10 minutos de estrada de terra e você chegou !!!!!

2º OPÇÃO: Pegar a estrada Rio-SP entrar na saída para Piraí – Barra do Piraí e atravessar Barra do Piraí em direção a Valença. Após o trevo seguir em direção a cidade de Conservatória ( entrar a esquerda para Conservatória e não à direita para Valença, ). Atravessar a cidade de Conservatória (Cidade das Serestas) e subir a Serra da Beleza (estrada de barro). Após a 4º ponte, no 18º Km ( aprox. ) da estrada de barro virar a esquerda na entrada da Fazenda São José ( seguir mais 6 km ) por essa estrada de barro secundária.

Hospedagem: Existe uma área para CAMPING dentro do Quilombo bem ao lado da festa. É bom levar barraca para quem quiser descansar um pouco. Existem também pousadas próximas nas cidades vizinhas de Conservatória e Santa Isabel.
Reservas e informações ligar para: tels. 21 2222.3458 ou 9209.7096( falar com Leco ) no horário comercial ( 10 às 18 horas ) de segunda a sexta-feira ou entre em contato por esse email jongo@quilombosaojose.com.br.

Realização da Festa:
Associação de Moradores do Quilombo São José

Fonte: www.redecultura.ning.com


Este artigo pertence ao Berimblog | Blog oficial de Mestre Paulão.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...