25/03/2009
Evento em memória das vítimas da escravatura será aberto pela atriz, Whoopi Goldberg, que lerá o original da Proclamação de Emancipação.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*
O músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa de um evento na sede da ONU, em Nova York, para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, nesta quarta-feira.
O concerto, batizado de "Quebre o Silêncio, Toque o Tambor", reúne outros artistas de vários países incluindo Estados Unidos, África do Sul e Gana.
Nelson Mandela
A atriz de Hollywood, Whoopi Goldberg, fará a leitura do original da Proclamação de Emancipação.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon também discursa no evento e deverá se juntar aos músicos, no final, para tocar os tambores.
A festa contará com duas aparições em vídeo. Uma do ex-lutador de box americano, Muhammad Ali, e outra enviada pelo Prêmio Nobel da Paz e ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.
Numa mensagem para marcar o dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que ao tocar os tambores na Assembléia Geral, os participantes estarão proclamando que brancos ou negros, homens ou mulheres, representam um só povo.
Segundo Ban, só é possível viver em harmonia e respeito quando se celebra a diversidade.
*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Fonte: ONU Brasil
Este artigo pertence ao Berimblog | Blog oficial de Mestre Paulão.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.