09/02/2009
Segundo agência da ONU, metade dos 6 mil idiomas falados no mundo pode desaparecer.
80% não têm ortografia
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou o lançamento da nova edição do Atlas das Línguas do Mundo sob Perigo de Desaparecimento.
O documento deve ser apresentado, oficialmente, na sede da Unesco em Paris, no próximo dia 19. A atualização do atlas é ainda parte das comemorações do dia Internacional da Língua Materna, marcado para este mês.
Forma Interativa
A Unesco informou que é a primeira vez que a lista de idiomas sob perigo de extinção é publicada de forma interativa. A agência inscreveu 2,5 mil línguas que podem desaparecer nos próximos anos.
O novo guia traz mapas de áreas mais afetadas dividindo os idiomas por categorias. O material foi dirigido pelo professor australiano, Christopher Moseley, e com a doação do governo da Noruega.
De acordo com o atlas, um idioma passa a ser ameçado quando os falantes deixam de usar a língua e de transmiti-la para futuras gerações.
África
Existem ainda fatores externos de naturezas militar, econômica, religiosa, política e cultural.
Várias línguas indígenas estão sob risco de desaparecimento. Na África, 80% das línguas faladas não têm ortografia. Segundo especialistas, a cada duas semanas, pelo menos um idioma deixa de ser usado no mundo.
Fonte: ONU
Este artigo pertence ao Berimblog | Blog oficial de Mestre Paulão.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.