OIT lança no RJ guia contra exploração infantil

Date:

Compartilhe esta postagem:

BRASÍLIA (Notícias da OIT) – O Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançará um novo guia para o enfrentamento ao tráfico e à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 25 a 28 de novembro.

O guia, intitulado “Combatendo o tráfico de crianças para a exploração no trabalho: um kit para gestores governamentais e técnicos”, revisita os 10 anos de trabalho do IPEC e dos seus parceiros e traz experiências, boas práticas e pesquisas relevantes para planejar, implementar programas e fortalecer as políticas públicas para a eliminação do tráfico de crianças e adolescentes e da exploração sexual.

O material é composto por 5 volumes, relacionados entre si, mas que abrangem diversos temas, como aspectos legais e políticos relevantes para diferentes iniciativas que têm sido e podem ser desenvolvidas para prevenir o tráfico de crianças e adolescentes.

A OIT é um dos principais parceiros do III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através do Programa de Combate ao Tráfico de Pessoas (TIP) e do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC). O III Congresso contará com mais de 3.000 participantes de todo o mundo, incluindo os altos escalões de Governos, organizações de trabalhadores e empregadores, organizações não governamentais, universidades e a mídia.

O Congresso é organizado pelo Governo Brasileiro, o Organização para o fim da exploração sexual de crianças, pornografia infantil e tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual (ECPAT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e NGO Group (Grupo de Organizações não Governamentais para a proteção da Convenção dos Direitos das Crianças).

A OIT considera a exploração sexual de crianças e adolescentes uma das piores formas de Trabalho Infantil, um crime similar à escravidão e ao trabalho forçado. Todos os 182 membros da OIT se comprometeram a eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016.

Membros da mídia interessados em maiores informações sobre o novo guia do IPEC, sobre o Caderno Pagu ou sobre a OIT, durante o Congresso, por favor entrem em contato com: Thaís Dumet Faria, faria@oitbrasil.org.br,+55 61 81237994.

Para maiores informações sobre o III Congresso Mundial de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visitem o site: www.iiicongressomundial.net.

O Guia está disponível em PDF na página: http://www.ilo.org/ipec/areas/Traffickingofchildren.


Este artigo pertence ao Berimblog | Blog oficial de Mestre Paulão.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...