TV Brasil exibe diversos filmes para homenagear Zumbi

Date:

Compartilhe esta postagem:

No mês em que se comemora a Conciência Negra, a TV Brasil irá exibir diversos filmes. Entre os quais Abolição, de Zózimo Bulbul, que marca o centenário da abolição oficial da escravatura no Brasil e mostra as dificuldades que os afro-descendentes brasileiros enfrentam até hoje.

Fique ligado na programação e não perca. Segue abaixo os dias e horários de exibição dos filmes:

 

Cinema na TV Brasil
Programação dos filmes a serem exibidos

QUINTA-FEIRA 20/11 – DOC TV II – 1h10
FILME: "Uma Princesa Na Terra" – 2005
DIREÇÃO: José Reis Filho
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Uma Princesa Negra na Terra do Marabaixo proporciona um passeio pela cultura afro-descendente, pouco divulgada no resto do país. O Amapá é o estado brasileiro com a maior quantidade de comunidades afro-descendentes do Brasil, sendo, muitas delas, quilombolas.

O documentário mostra o modo de vida destas comunidades, como a fatura do Tucupi, da farinha de mandioca, a caça e a Festa do Marabaixo – um ritmo e folguedo popular típico do Amapá.


SEXTA-FEIRA 21/11 – PROGRAMA DE CINEMA – 22h
FILME: "Abolição" – 1988
DIREÇÃO: Zózimo Bulbul
CLASSIFICAÇÃO: Livre

O filme marca o centenário da abolição oficial da escravatura no Brasil e mostra as dificuldades que os afro-descendentes brasileiros enfrentam até hoje. Abolição é um documento nacional com depoimentos de importantes personagens para a preservação da cultura negra no Brasil, como Abdias do Nascimento, Lélia González, Beatriz do Nascimento, Grande Otelo, Joel Rufino e Dom Elder Câmara em contraposição com D. João de Orleans e Bragança e de Gilberto Freire.

O longa questiona o tipo de abolição que houve no país, já que, passados mais de 100 anos, a situação continua de constante luta, desigualdade e racismo.


SÁBADO 22/11 – DOC – 16h
FILME: "Quilombos Vivos" – 2006
DIREÇÃO: Denise Monson e Ariane Porto
CLASSIFICAÇÃO:

Quilombos Vivos retrata como é a vida nos quilombos reconhecidos oficialmente e que ainda resistem ao tempo e às ameaças dos grileiros. Quase a metade deles está concentrada na região do Vale do Ribeira, no sul de São Paulo. O documentário mostra os costumes, histórias, curiosidades, natureza, passado e futuro dessas comunidades. Documentário. De Denise Monson e Ariane Porto. 2006.


SÁBADO 22/11 – DOC TV MELHORES – 22h30
FILME: "Quilombagem" – 2007
DIREÇÃO: Jurandir Costa
CLASSIFICAÇÃO:

O documentário mostra o drama e a resistência das comunidades Quilombolas Santo Antônio do Guaporé e Pedras Negras, situadas na fronteira do Brasil com a Bolívia, em plena floresta amazônica. Os moradores vivem isolados do resto da sociedade e sofrem com a falta de transporte, serviços de saúde e educação.

Um barco do governo visita a área apenas uma vez por mês. Algumas famílias foram expulsas de seus territórios, indo morar em cidades adjacentes. Apesar de todas as dificuldades, como os conflitos com o Ibama, pela criação de uma reserva biológica no território, essas comunidades ainda resistem.


SÁBADO 22/11 – PROGRAMA DE CINEMA – 00h30
FILME: "Encontro com Milton Santos" – 2007
DIREÇÃO: Silvio Tendler
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Uma entrevista feita com o geógrafo Milton Santos, em 4 de janeiro de 2001, é o ponto de partida do documentário Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá. O filme, que registra a última fala gravada de Milton Santos, discute a globalização e seus efeitos nos países e cidades do planeta. O geógrafo baiano morreu em 24 de junho de 2001, na cidade de São Paulo, aos 75 anos, vítima de câncer.

O documentário foi premiado com o Candango de Melhor Filme – Júri Popular, no Festival de Brasília.

Geógrafo e livre pensador brasileiro, discreto e combativo, Milton Santos dizia que a maior coragem, nos dias atuais, é pensar. Escreveu livros que surpreenderam os geógrafos brasileiros e de todo o mundo, pela originalidade e audácia: O Povoamento da Bahia (48), O Futuro da Geografia (53), Zona do Cacau (55), entre muitos outros. 

Em 1964, foi preso e exilado até 1977, período em que ensinou na França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela e Tanzânia, escrevendo e lutando por suas idéias. Milton Santos foi o único estudioso fora do mundo anglo-saxão a receber o prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel da Geografia, pelo conjunto de sua obra, em 1994


DOMINGO 23/11 – PROGRAMA DE CINEMA – 12h
FILME: "A Negação do Brasil" – 2000
DIREÇÃO: Joel Zito Araújo
CLASSIFICAÇÃO: Livre

O documentário analisa a participação e evolução do negro na telenovela brasileira no período 1963-1997, quando se atribuía a atores negros papéis estereotipados e depreciativos. Baseado nas memórias do diretor e em fortes evidências de pesquisas, o filme aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.

A obra, que contribuiu para o debate sobre o papel da mídia e a luta dos atores negros pelo reconhecimento, participou de mostras e festivais nacionais e internacionais, recebendo, entre outros, o prêmio de Melhor Filme da competição brasileira do 6° Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, 2001. Documentário. De Joel Zito Araújo. 2000. 91min.


Este artigo pertence ao Portal Capoeira do Rio.
Todos os direitos reservados.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...