Capoeira para agitar o Dia da Consciência Negra

Date:

Compartilhe esta postagem:

O evento reúne 15 grupos de capoeira dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará

Aproveitando a semana em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, o grupo Ginga Piauí e a prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, realizam mais uma edição dos Jogos de Capoeira Aberto Zumbi Rei dos Palmares, que acontece nos dias 20, 22 e 23 deste mês no Teatro do Boi, com várias apresentações artísticas. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

O evento reúne 15 grupos de capoeira dos estados do Piauí, Maranhão e Ceará numa competição dividida em oito categorias, que vão do infantil ao absoluto. Os vencedores de cada modalidade receberão uma premiação simbólica de R$ 30 e troféus.

De acordo com a programação, no dia 18 acontece a entrega de camisas e a realização do congresso técnico para definir os últimos detalhes do evento. Em seguida, no dia 20, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, será realizada uma palestra com o José Gualberto da Silva, o “Mestre Tucano”, que tratará da história do negro e seu envolvimento com a cultura brasileira. “É uma palestra gratuita que acontece no próprio teatro e que inicia as 17h”, relata o contramestre Diogo, o organizador do evento.

Além disso, durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, serão realizadas várias apresentações de grupos de teatro e dança mantidos pelo Teatro do Boi, bem como uma exposição de alunos da oficina de artes plásticas ministradas pela professora Socorro Caldas.
No dia 22, a partir das 15h, acontece a abertura oficial dos jogos de capoeira, com a 1ª e 2ª rodada de cada fase. Em seguida, no domingo, 23, no mesmo horário, serão realizadas as finais da competição, o IX Batizado e Troca de Cordas do grupo Ginga Piauí e a premiação dos vencedores. “Os jogos contam com a presença de alguns convidados, como o professor ‘De Gato’, do Canindé [CE], o contramestre Cruel, de Fortaleza [CE] e o contramestre Montanha, de Parnaíba [PI]”, finaliza Diogo.

Fonte: Secom

Edição: Sávia Barreto


Este artigo pertence ao Berimblog | Blog oficial de Mestre Paulão.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo se inicia no dia 5 de março com diversas atividades

A partir de seu embrião, em 2016, neste ano a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo...

Espaço Brincante recebe Mestre Russo de Caxias para vivência e roda de capoeira

Documentário, vivência e aulão de capoeira para todas as idades é a programação deste domingo no Espaço Brincante...

Dique do Tororó recebe o Movimento Cadê Salomé para roda de capoeira e prosa neste final de semana

Com a participação da Mestra Lilu, mulher, mãe, capoeirista e pesquisadora e de Professora Negona, mulher negra, amante...

Nessa Roda tem Mandinga! Mandinga de Mulher!

O Programa Mandinga de Mulher, uma parceria entre a Rádio Capoeira e o Grupo de Estudos e Intervenção...